sábado, 14 de janeiro de 2012

Concurso público e abrir um negócio são soluções viáveis para sair dessa vida de merda?

 

Antes deste post eu peço para os que colocaram o email para receber atualizações que refaçam isso pois eu fiz besteira mexendo no feedburner. Desculpem é que essa coisa de blog eu não sei nada e estou aprendendo.

image

Aí em cima meu ídolo Eike Batista. Espero voltar a sorrir na vida como ele está fazendo. Bom amigos, no meu último post eu comentei sobre o mundo do trabalho e de como é horrível e em particular como meu emprego é um inferno. Muitas pessoas comentaram dando opiniões interessantes e compartilhando histórias muito legais. Fica claro que há um exército de pobretões tristes devido o inferno do trabalho. Me sinto menos sozinho.

Muitos falaram sobre soluções pra sair dessa ao invés de ficar “chorando” como falaram. Realmente lamentar e não fazer nada é coisa de gente boba. Entre as soluções 2 são as que eu vivo pensando e são realmente possíveis saídas: Concurso público e abrir um negócio.

Concurso Público

image

O concurso público oferece salário muito atraentes e uma vida de estabilidade e tranquilidade fantásticas. Porém porque ele não é viável pra mim no momento e pra muitos pobretões pelo Brasil?

Primeiro eu teria que começar do zero a estudar. Eu tenho poucas horas durante a noite (como todos os que tem empregos infernais na iniciativa privada) e sobraria os finais de semana. As pessoas falam que concurso se faz até passar mas nunca param pra pensar que é um jogo que existem milhões de perdedores e alguns vencedores. Nem todo mundo passa em um concurso legal. Os competidores estão estudando 12 horas por dia e reunem as pessoas mais inteligentes do país. Largar meu emprego pra estudar pra concurso está completamente fora de questão.

Pra passar na Receita Federal, Polícia Federal, Orgãos públicos de Brasília e tribunais (para ser analista judiciário) é super díficil. Pesquisei uma informação agora que o senado irá contratar pessoas para ganhar até 18.000,00 reais pra ficar fazendo coisas burocráticas. Com esse salário eu vou competir com pessoas que tem resistência e inteligência fora do comum. Minhas chances são baixas.

Há também o risco de eu parar de estudar e me atualizar no emprego atual correndo riscos de ficar pra trás tanto na minha empresa como para a iniciativa privada em geral. Serão no mínimo 3 anos (que é o que dizem que demora pra passar). Será também jogar fora todo o estudo que fiz pra crescer na minha área. Eu não vejo concurso como a salvação como dizem. Pra quem acabou de sair da faculdade ou não trabalha e tem resistência a não ganhar nada e tem os pais pra sustentarem por anos a fio e não se importam de ficar sem companheiras por anos tudo bem.

Abrir um Negócio

image

Como mostrei no meu primeiro post eu tenho um patrimônio de 93.674 reais (sinto um misto de alegria e tristeza quando penso todo dia neste valor, ai ai..). Isto não é suficiente para abrir um negócio. Eu pesquisei sobre franquias e negócios e uma franquia boa custa no mínimo 250.000 fora outros custos. Ou seja, 400.000 a 500.000 são necessário para abrir algo bom pois é preciso de muito capital de giro para segurar a barra.

Vejam só abrir uma Subway, Hugo Boss, M.Officer, Bebelu, Calvin Klein exige dinheiro e são franquias muito legais e não quebram porém eu não tenho capital. Mesmo que eu fosse abrir uma por conta própria não é o suficiente. Trabalhar pela internet parece interessante mas vou abrir o que? Não sei nada de computação nem know how para vender algo.

Obviamente eu vou abrir algo pois quando parar de trabalhar e ser milionário precisarei de um fluxo de caixa pois esse negócio de fazer a retirada de patrimônio de 4% é super arriscado. É muito mais prudente e inteligente abrir uma franquia “inquebrável” para usar como fluxo de caixa, pagar alguém bom para cuidar e deixar o patrimônio relativamente intacto rendendo juros que complementarão o dinheiro da franquia e sem precisar aí mexer no principal. Melhor dos mundos.

Aliás se alguém tem mais opiniões sobre abrir negócios essa é a hora pois é algo que eu vejo claramente como uma saída. Só o fato de eu não ter que aguentar chefes salafrários machões já seria muito bom!

Portanto meus amigos ricos e pobres, as coisas não são tão simples. Trocar de emprego? Definitivamente uma opção porém nunca pra ganhar menos pois trabalho é sempre ruim não importa onde. Se é pra ganhar menos pra ter qualidade de vida não adianta pois eu ainda estarei lá 8 horas por dia, segunda a sexta, continuarei sendo mandado, continuarei sofrendo vendo o sol na rua, os concretos horrorosos de São Paulo, chorando por dentro por não ser rico e não estar na praia, livre, feliz como um ser humano nasceu pra ser.

Um grande abraço a todos e até o próximo post!

46 comentários:

  1. Eu falei sobre o concurso uma vez, vc falou coisas certas, mas precisa saber se vai aguentar o seu ritmo de vida....

    Não precisa começar num concurso top, o mais importante é conseguir viver, passar para um concurso que pague pouco, tipo 2k e depois estudar para conseguir passar em outros. A ideia é largar o emprego que massacra primeiro ...

    ResponderExcluir
  2. Falando sério agora, alguém já leu o Guia do Mochileiro das Galáxias??? Lembram do Marvin (Paranoid Android)? Ele parece com alguém que a gente conhece?

    ResponderExcluir
  3. Eu passei em um concurso público que fiz a 6 anos, levou +ou-3 anos para eu ser chamado,muitos exames médicos depois eu fui contratado, o salario é muito bom para alguém que só tem o ensino médio, quando me inscrevi no concurso recomendem para alguns colegas de trabalho para fazerem também, porque o salario era 3x+ do que ganhávamos na época, ninguém quis fazer com a desculpa de que era muito difícil e só tinha 2 vagas, após 1 ano do concurso a empresa começou a excluir todo serviço terceirizado prestado pelas empreiteiras e abriu quase 100 novas vagas, uma coisa é certa: quem não tenta nunca consegue, quem tentar corre o risco de conseguir.

    ResponderExcluir
  4. Boa pobretão, ao menos esta buscando alternativas para sair dessa vida de merda. Uma coisa que eu percebo 'e que algumas pessoas tem uma atitude extremamente pessimista com a vida. No meu concurso foram chamados quase 200, a maioria que ficou eu tenho contato, alguns levam uma vida maravilhosa outros vivem se lamentando, todos trabalhando em condições bem parecidas. Tem q repensar em sua vida pra saber se ta ruim mesmo ou se esta deprimido, pressão vc sempre vai passar, seja pq o colega incompetente foi promovido na sua frente seja pq o funcionário que vc ajudou te colocou na justiça.
    No mais, parabéns pelo blog.
    Capivara.

    ResponderExcluir
  5. As pessoas tem uma visão muito deturpada sobre negócio próprio. Quem investir de cara 250 pau para abrir um negócio com certeza vai quebrar, porque não tem experiência como empresário.

    Abrir negócio não é questão de dinheiro. Dinheiro é o de menos.

    Tem que começar com pouco, prestando algum serviço paralelamente, indo de porta em porta, fazendo na própria garagem. E a coisa vai crescendo, crescendo, crescendo.

    Todo negócio grande começou pequeno.

    Todo negócio que começou com muito dinheiro, quebra.

    Não sei qual sua função no trabalho atual e se é algo especializado, mas não seria possível começar a oferecer esse serviço de forma terceirizada para outras empresas e outras pessoas?

    Ou aprender algo novo, aos poucos. Começando com algum curso a distância, pesquisando na internet, e aos poucos ir tentando prestar o serviço primeiramente como autônomo.

    É assim que se empreende, não jogando 250 pau de uma vez num negócio que não entende.

    ResponderExcluir
  6. Pobretão, acabo de conhecer este espaço.
    Li os posts anteriores e falo que no serviço público a coisa não é diferente do privado. A pressão por resultados é a mesma, chefes chatos e assédio moral do mesmo jeito. Apenas em alguns cargos públicos a coisa é diferente, em geral, pagam apenas razoável e a cobrança é a mesma da iniciativa privada.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo. Sou funcionário federal e aguento todos esses problemas que as pessoas acham que é exclusividade da iniciativa privada.

      Excluir
    2. concordo também, trabalho público é uma merda igual ao privado, porém eu ganho o dobro e trabalho 6 horas. MInha mulher trabalha 9 horas no trabalho e 3 a 4 horas em casa (pc do trabalho). Ainda prefiro a merda do concurso.

      Excluir
    3. Sou concursado tb e concordo com os colegas. É normal estarmos insatisfeitos, isso faz parte do nosso processo de evolução. Entretanto, trabalhar não é brinquedo e não é engraçado mesmo, seja no âmbito público ou privado. Temos que nos envolver com o trabalho e tentar fazer o melhor com o que temos nas mãos ( e esse conselho tb serve pra mim). Tb estou insatisfeito com o meu trabalho e me vejo obrigado a fazer coisas idiotas ora pq a Lei manda, ora pq algum agente político, que quer agradar alguem acima dele, manda. O concurso público cansa por nao te colocar ante a desafios inteligentes, a burocracia e as conveniências políticas esmagam a tua inteligência todo dia, mas isso tb acontece na iniciativa privada e muitas vezes numa frequência até maior. Sendo assim, não há pra onde correr, precisamos nos adaptar e pronto. Se tiver talento pra tal, abra um negócio, mas tb não vai ser fácil... viver não é fácil!!! Temos que escolher um caminho e seguí-lo, não da pra brincar de perder tempo, por isso faça tudo muito bem pensado. Mas procure ser feliz vendo o melhor lado das coisas, tire férias, faça uma boa viagem antes de explodir. Não se deprima tanto e lembre-se: não esta fácil pra ninguem. Boa sorte!

      Excluir
  7. Cara, como foi dito em post anterior, o ambiente no serviço público varia muito também. Alguns são muito piores do que possa imaginar. Sou concursado da esfera federal há 7 anos, e como todos os meus colegas de trabalho, são pessoas normais. Trabalhavam, tinham filhos, então cada um tem seu problema. De tempo ou dinheiro. Apenas se dedicaram (usando horas de sono, lazer, etc), afinal, quem disse que a vida é fácil? Não há recompensa sem sacrifício. Você pode começar com um concurso mediano e ir fazendo outros, "subindo" na carreira pública. Acredite, quase ninguém começa uma carreira pública como auditor fiscal ou procurador da fazenda...

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  8. Vida de pobre é dose...kkkk

    Mas um pobretão que tem Eike Batista como referência está no caminho certo para sair desta vida monótona. Aposto que daqui a alguns anos estará abrindo um negócio próprio. Somos pobres mas não somos burros...kkkkk

    Abraço e bola prá frente.

    ResponderExcluir
  9. Pobretão , eu sou funcionário público , e tenho um negócio próprio bem pequeninho que é só para complentar. Então por experiência própria fico com as opiniões do JÔNATAS R SILVA e as do OUTSIDER , pois eles estão certíssimos!

    Abços

    ITM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complemento o outsider colocando tb a experiência no ramo.

      Excluir
  10. Pobretão!

    Já que vc pede opiniões, lá vai a minha:

    acho que vc seria um péssimo empresário. Vc não parece ter tino comercial.

    Veja que já fiz 3 sugestões para sua dissertação aqui no blog e tu nem sequer tentou respondê-las. Vc precisa se preocupar em atender aos clientes. Se vc não faz aqui, não fará em sua empresa. Assim, vc vai quebrar.

    Vc está com serviço atrasado aqui no blog, Pobretão! Vá trabalhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não! Ele está certo sim. Cliente chato que não dá retorno nenhum e ainda fica enchendo o saco tem que ser ignorado mesmo :)

      Excluir
    2. Realmente o Valentim é um cara com senso de humor irônico. Como temos tempo no blog irei sempre conferir as sugestões e abordá-las conforme a inspiração pra escrever!

      Abraço a todos.

      Excluir
  11. O pobretão só responde o que lhe convém, aqueles que vierem reforçar as reclamações e reclamar da vida. Quem da sugestões de melhora ele ignora.

    Isso só aumenta a possibilidade de ser uma farsa...

    E se ele conseguir ganhar dinheiro com esse blog eu o parabenizo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendo amigo. Porque uma farsa e porque diz que eu ignoro sugestões se este post foi exatamente abordando as sugestões das pessoas? Acho que você não está sendo racional e justo. Repense o que escreveu, estamos aqui para melhorar e desabafar.

      Sua sugestão de que negócios começam pequeno está corretissima. Eu estou pensando muito nisso ultimamente e quero colocar idéias em prática e pretendo fazê-lo com certeza. Colocar grana alta em negócio é realmente super arriscada por ser a diferença entre a estaca zero de novo, falência e até suicídio por ver perder tudo!

      Um forte abraço e seja sempre bem vindo com sugestões.

      Excluir
    2. Bem vindo a vida de blogueiro Pobretão! rs

      ITM

      Excluir
  12. Grande pobretão!

    Aqui novamente é o cara dos posts anteriores que falou de concurso público!

    Como alguns colegas já falaram aqui, vc tem a visão um pouco deturpada sobre concursos públicos. Realmente NINGUEM começa como auditor fiscal da receita ou trabalhando no senado, vc tem que começar mirando prum cargo baixo, q ofereça muitas vagas. Depois que conseguir esse cargo vc fica lá, e como naum vai ter mto o que fazer, aproveita o tempo e a tranquilidade pra estudar pro proximo concurso, e assim por diante. Por outro lado, tenho que concordar com o OUTSIDER quando diz que trabalhar no governo é ridiculo, pq vc naum faz porra nenhuma que sirva pra alguma coisa, e vc se sente mal por isso, mesmo! Eu coloquei como uma sugestão pra vc fugir dos chefes malditos que infernizam sua vida, mas não é a melhor coisa pruma pessoa fazer da vida, naum, quanto a isso não há duvida!

    Também penso em abrir um negócio próprio, acho que é uma coisa legal, e concordo com o jovem que falou aí que não se pode começar um negócio jogando 250 mil nele, é muito dinheiro, e o risco de vc se fuder é alto. Não sei como é ai em SP, mas aki em brasília é muito comum ver lojas novinhas abrindo e fechando poucos meses depois em excelentes pontos comerciais. Com certeza são pessoas q jogam 250 mil num negócio q naum entendem e se fodem. Tome cuidado com isso! Quando for começar, comece pequeno!

    o/

    ResponderExcluir
  13. Vivo uma situacao diferente da sua pobretao, hj sou recem formado e quero um emprego, nao vejo a hr de reclamar de estar trabalhando rsrsrsrs....

    ResponderExcluir
  14. Uma coisa q ainda me espanta é essa fascinação do brasileiro médio em se tornar funcionário público.
    As pessoas mais inteligentes do país estão estudando p/ os concursos públicos? Nunca. As pessoas dotadas de capacidade e ambição acima da média não se contentam com um salário de 18k e acham teto do funcionalismo baixo demais.
    Brasileiros que só pensam em passar em concursos nunca vão alcançar os gordos bônus em grandes empresas, nunca se tornarão autônomos que ganham mais de 18k em um dia e nunca construirão uma empresa que vale bilhões.
    Essa mentalidade brasileira e esse inchaço da máquina pública são 2 coisas que, infelizmente, vão atrapalhar nosso país p/ sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo tem a ver com o quanto é necessário para você, da sua expectativa de ganhos. A maioria do pessoal que habita os blogs de liberdade financeira, sonha com números de até uns R$ 20 mil mensais, com desvio padrão de uns R$ 10 mil.

      Se você quer ser um dos 30 bilionários brasileiros (http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/03/09/numero-de-brasileiros-bilionarios-salta-de-18-para-30-aponta-forbes.jhtm), realmente o concurso público não serve para você, nem aplicar na bolsa para ter a liberdade financeira, não?

      Agora, se você considera o concurso público um bom local para conseguir guardar dinheiro até abrir uma empresa ou continuar investindo, é uma boa opção.

      Excluir
    2. Concordo! Acho que o concurso pode ser o primeiro passo para quem quer montar um negócio!

      Excluir
  15. Com 10 k por mês dá para se viver muito bem, acho burrice querer se matar numa empresa, vender a alma para ganhar altos bônus....

    O custo de se vender é alto, stress, brochura, chifre, qualidade de vida zero.


    Imagine-se casado trabalhando 14h por dia? OU chegando todo dia depois das 23h.Será que vai ter energia para a patroa???? Os vizinhos vão adorar consolar sua mulher .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou como disse um no outro tópico: o que importa é uma carreira, com crescimento na empresa. Hahaha! Se mata na empresa, perdendo por baixo 12 horas da tua vida (deslocamento, mais trabalho e mais almoço), METADE DA VIDA, num trabalho, até tu ser dispensado sem mais nem menos. Ah não, prefiro algo bem mais traquilo que isso.

      Excluir
    2. É, neste ponto não concordo com outsider. Infelizmente eu não estou nem aí pra o que eu produzo pra sociedade. Eu quero bastante grana pra ter qualidade de vida, mulheres bonitas e tempo para eu poder fazer meus hobbies. Iniciativa privada destroi a vida do cara, sendo escurraçado por diretores e gerentes machões.

      Excluir
    3. Anônimo,
      Ainda bem que existem pessoas que pensam como vc. A existência de gente limitada torna a carreira das pessoas capazes muito mais fácil, pois essa "gente" desiste no meio do caminho ou, como vc disse, é dispensada sem mais nem menos. Se todos fossem competentes e ambiciosos, a vida seria muito mais difícil...

      Excluir
  16. Pobretão,
    Basicamente você quer:
    Um trabalho onde não tenha um chefe.
    Um trabalho onde não tenha pressão.
    Um trabalho onde se ganha muito.
    Você não está preocupado com o que faz para a sociedade.
    Quer mulheres, dinheiro e tempo vago.

    Já pensou em ser um rapper ?
    Porque infelizmente atendendo a todos essas coisas que disse, somente algo assim para você conseguir.

    Você reclama que tem um trabalho que é massante e explorador. Gostaria de ver se você ficasse na pele do nosso amigo Holding Scott que está reclamando que não consegue um emprego.

    Bom chega de sentimentalismo e bla bla bla.

    De acordo com o que vejo nos blogs que você comenta, e no seu próprio blog acredito que você vai ser dar mal na esfera pública. Pois não é assim tão fácil quanto pensa.
    Conheço muitas pessoas próximas de mim que trabalham na esfera pública e ralam como se fosse em uma empresa privada.
    Você disse sobre abrir uma franquia de uma empresa grande. Vamos lá:
    Sabe empreendedorismo ?
    Sabe algo sobre contratar pessoas ?
    Sabe gerir pessoas ?
    Sabe gerir tempo ?
    Sabe fazer projetos ?
    Sabe fazer orçamentos de empresas ?
    Sabe vender ?
    Sabe comprar ?
    Sabe fazer empréstimos ?
    Mais precisamente, sabe gerir uma empresa ?
    Se as respostas para essas perguntas não forem todas sim, então você está colocando a carroça em frente aos bois. E se você abrir uma empresa só focando no quanto você vai colocar, não se importando no modo de investir então você vai quebrar, e feio, e ai sim vai ter motivo de se chamar probretão de vida ruim.

    Minha opinião para você: Se você quiser passar em um concurso público estude. Vou fazer a mesma pergunta que meus professores falavam no cursinho. Você diz que não tem hora para estudar... O que faz da meia noite às seis da manhã ?
    Se você você quer ser um empreendedor de sucesso, leia os livros de pai rico, e saia do seu emprego, e trabalhe alguns anos como vendedor, como orçamentista, como contador junior, como qualquer coisa para que você possa saber como funciona uma empresa.
    Agora, se você reclama que não estuda porque não tem tempo, se você reclama que não sai do seu trabalho porque não quer ganhar menos do que está ganhando, se você ainda continua com esse seu sonho...
    Amigo, durma... e muito... porque é o máximo que você vai conseguir chegar perto do seu sonho.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra mim esse pobretão não quer é porra nenhuma. A única saída pra ele é ganhar na loteira pois:

      1) Não quer trabalhar pros outros.
      2) Não quer ser empresários e mesmo se quisesse ia quebrar pois foca o resultado e não o processo.
      3) Não vai casar com mulher rica pois é mesquinho. Não sai de casa, não se diverte, não conhece pessoas, não vai arrumar uma mulher com grana para o sustentar.

      Cara, se não mudas sua maneira de pensar e agir, tá ferrado.

      Fico pensando, vc quer ser empresário? Sabe quando empresário tem tempo pra ele curtir a vida e fazer seus Hobbies? Após o negócio ter prosperado mas para isso, espere investir 20, 30 anos da sua vida, recebendo ordens de clientes, aturando funcionários, fiscais que te estorquem, governo te cobrando impostos, sindicado, etc. Acha que é fácil???? Só quem gosta muito do próprio negócio tem sucesso... Quem só quer os bônus, esquece, não tem nada.

      Na verdade vc não quer nenhum ônus, só os bônus.

      Sabe quando você conseguirá isso, visto que não nasceu em berço de ouro? NUNCA!

      Vai se tratar, procure um psicólogo.

      Excluir
    2. Porra, Bruno, rs

      Pelo teu discurso, tu mal deve ter uns vinte anos na cara e já tá pagando moral pros outros?

      Deixa o pobretão sambar em paz, rapááá.... kkkkk

      Lembrando aqui, o que um amigo de outro planeta me disse outro dia: sempre tem uns caras que ainda tão brincando alguns playgrounds abaixo, não tem jeito!

      E vc? Tb já pensou em se tratar? kkkk

      Excluir
    3. Porra Bruno, quem sabe fale de você um pouco... o que tu tem feito para realizar os teus sonhos? Conte pra nós quais são eles!

      O ideal de vida do pobretão vai irritar sim muita gente, pois numa sociedade onde o trabalho é visto como uma benção, quem não quer se submeter a essa rotina capitalista pós moderna completamente maluca tem que ouvir todos os impropérios desse mundo.

      Ele não quer trabalhar! E o blog é para falar sobre isso.
      Um abraço,

      Vivian,

      Excluir
  17. Quer ganhar dinheiro com concurso? Vai vender caneta, lápis, borracha e água lá. faz uma grana, pode apostar.
    Depois conta pra gente.

    ResponderExcluir
  18. O objetivo primeiro é sair do stress. por isso o concurso é uma boa.

    O segundo objetivo é ficar milionário, para conseguir isso é preciso fazer aportes todo mês, metade na RF, metade em boas ações, mas isso não tem mistério.

    Ora, é melhor estar numa repartição estudando as boas empresas durante o tempo livre do que ficar numa empresa particular se fodendo bonito.

    Então veja qual concurso está próximo, arranje um jeito de ser demitido, seja rebelde, trabalhe só 8 horas por dia...rssss

    Com a grana da rescisão e o seguro desemprego pague um cursinho bom mais os livros.

    ResponderExcluir
  19. Pobretão, se você é um personagem, parabéns, é muito bem construído.

    Ser servidor público é bom porque garante o pão de cada dia, e faz com que, com essa preocupação a menos, você possa direcionar suas energias pra outras coisas boas, que gerarão mais coisas boas, criando assim um ciclo virtuoso.

    E passando em um concurso, você pode estudar e passar em outro melhor, e assim sucessivamente.

    Continue com os posts!

    ResponderExcluir
  20. Pobretão isso sobre franquias é uma inverdade, nem toda franquia é cara!
    http://www.portaldofranchising.com.br/site/content/home/index.asp

    Esse é o site oficial da ABF que é uma espécie de cooperativa de franquias e é muito confiável, existem franquias de até 5 mil reais de investimento inicial! Então pesquisei sobre uma área que gosta e mete a cara :)

    ResponderExcluir
  21. Ah e quanto ao concurso eu ia comentar também e me esqueci, desculpe.
    Tentei fazer concurso por cerca de 3 anos e passei em apenas 1, trabalhei na prefeitura da minha cidade mas pedi demissão em 1 ano, foi horrível cara dá até desespero de ver as mesmas pessoas e falando que estão lá há 15 ou 20 anos!
    Hoje estou na consultoria e ganho o mesmo salário de um diretor da prefeitura e minha namorada estuda 12 horas por dia para concursos, competir com pessoas igual ela é difícil rs.

    ResponderExcluir
  22. Pense em aumentar os aportes, se vc coloca 2,6k porm^s, tenta colocar 2,8k.Economize todo dia, leve lanches para o trabalho.

    cooque só 20 reais na carteira de manhã, assim vc não vai ter como gastar mais do que 440r$ para trabalhar.(22 dias úteis x 20 reais)Assim vc junta mais dinheiro.

    Alugue suas ações que vai dar um dinheirinho.

    ResponderExcluir
  23. Pare de comprar roupas e sapatos caros, tente colocar 3k por mês.Veja onde pode cortar os gastos.Sempre dá para fazer alguma coisa.

    Vc tá no caminho certo, agora é meio chato, mas depois vc vai se dar muito bem, nao existe coisa melhor.

    ResponderExcluir
  24. Estude para concurso, mesmo que pague pouco, pois daqui a pouco vc estará com 200k e poderá complementar a renda com os dividendos.

    Vc tá certo em querer panicats, mas tem de economizar e aumentar os aportes

    ResponderExcluir
  25. Pobretão, sobre abrir um negócio próprio para não aturar mais os chefes, isso não é verdade. Quem tem negócio ppóprio tem que aturar o chefe mais exigente do mundo, que é o cliente. Só quem gosta muito e se dedica mais ainda é quem vai fazer o negócio próprio prosperar e garantir o futuro.


    Abraços !

    ResponderExcluir
  26. Cara, creio que abri um negócio aqui nesse país de merda é muito arriscado. Você corre sérios riscos de perder todo o dinheiro suado que vc investiu. Se você fosse abrir um negócio, teria que ser algo que vc não gastasse muito dinheiro. Por exemplo: uma tia minha gostava muito de fazer bolos, era a paixão dela. Foi então que ele resolveu vender bolos. Ela criou um site, colocou as fotos dos bolos que ela fazia e começou a vender. Fazia na própria casa mesmo. Está tendo um lucro legal. Por isso que, no seu caso, se fosse abrir um negócio, teria que ser algo desse tipo, sem muitos gastos. Concursos públicos também é uma boa, mas para isso vc tem que estudar todos os dias com muita disciplina, concentração e sem fazer corpo mole. É o que eu estou fazendo. Boa sorte para você

    ResponderExcluir
  27. Amigo Pobreta,eu tenho 21 anos e um patrimônio de 10k,eu estou mal?

    ResponderExcluir
  28. Aqui, para complementar esta discussão tem um texto muito bacana! http://investidorx.com/concurso-publico-x-negocio-proprio-qual-o-melhor/

    ResponderExcluir
  29. Pobretao, com esse dinheiro voce tem chance de arriscar 3 vezes com um negocio pequeno. Tenho um amigo chines que veio pro Brasil com 35 anos e mau falava portugues. Ele nao tem estudo e a situacao do Brasil daquela epoca tava pior do que hoje. Ele comecou vendendo sapato na calcada, depois ele abriu uma lanchonete e hoje eh dono de varias lojas de bujigangas no interior de Sao Paulo. Inclusive ele mora em um casarao, que talvez pode ser chamado de mansao. Em sorocaba tem varios chineses que abriram comercio na cidade sem dominar muito bem o portugues, seja loja de bujinga ou mesmo lanchonetes. 〃Nao tente pegar muitas moedas na mao que pode derramar, junte de punhado por punhado pra depois comprar uma pa〃Concelho do meu velho amigo . Comece com pouco, e se possivel no interior onde a concorrencia eh pequena.

    ResponderExcluir