quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Homem Solteiro x Homem Casado: Quem fica rico mais rápido?

 

image

A discussão de dinheiro, riqueza e relacionamentos continua na pauta do blog, após eu falar dos gastos absurdos do casamento e dos filhos. Agora falarei de uma disputa que está rolando nos blogs de finanças pessoais: Quem fica milionário mais rápido, um homem solteiro ou um homem casado?

Para tal teste fiz uma série de cálculos e situações. Primeiro vou considerar eu contra um rival casado com uma mulher rica, econômica e que aporte porém que acabaram de se casar saindo da casa dos pais, depois fazer um teste contra um homem casado com uma mulher rica com capacidade alta de aporte e de mantê-los mesmo após o casamento.

Meu aporte é de 2.600 reais. Sobra pouco além disso para meus gastos de lazer, alguns fixos, algumas mulheres e pequenos gastos. Ou seja eu não conseguiria sustentar meu aporte e um casamento nem a pau pois moro com meus pais. Um rival casado aportando 2.600 mais uma mulher aportando também 2.600 aportariam juntos um total de 5.200 reais porém eles tem gastos maiores com aluguel da casa, comida, etc, pois sairam da casa dos pais. Então o aporte deles será de 1.800 reais cada, dando no total 3.600 reais.

Utilizando minhas premissas que uso para a chegada no primeiro milhão conforme meu primeiro post (0,58% de juros por mês) a partir de agora, janeiro 2012, teremos que:

Quem

Milionário  (nominal)

MIlionário (real)

Homem solteiro fev/2025 (13 anos) out/2028 (16 anos)
Homem casado jan/2023 (11 anos) out/2025 (13 anos)

O grande problema do homem casado é que apesar da união com uma mulher que também aporte na mesma quantidade é que ele, caso more com os pais (e ela também) terão que sair da casa destes e constituir um lar além da ajuda financeira deles (custos fixos e pequenas despesas) sumirem. Por isso diminuí os aportes. Vejam que os 1000 reais a mais do casal feliz se amando todo dia torridamente na cama enquanto eu sofro de solidão dia a dia apenas significaram 2 anos antes do meu status de milionário.

Agora vamos considerar eu enfrentando um casal em que o aporte não se modifique com o casamento, ou seja, o dinheiro que sobra após os aportes de ambos é suficiente para constituírem o lar. Portanto o valor será R$ 2.600 + R$ 2.600 reais dando incríveis 5.200 reais.

Quem

Milionário (nominal)

MIlionário (real)

Homem solteiro fev/2025 (13 anos) out/2028 (16 anos)
Homem casado dez/2020 (8 anos) dez/2022 (10 anos)

Neste enfrentamento o casado fica rico 5 anos antes do que eu e mantendo um nível de vida relativamente alto. Porém esta situação implica em um salário relativamente alto. Como mostrei no cálculo do casamento, 4.400 reais é um valor que um casal em São Paulo de classe média (sem filhos) pode esperar gastar para viver. Ou seja, 4.400 + 2.600 dá um salário LÍQUIDO de 7.000 reais. Vai ter que ganhar bruto incríveis 9.600 reais pra cima, salários que são dignas de pessoas de 33 anos em diante com foco em carreira.

Interessante notar que caso os dois pombinhos se divorciem e dividam o dinheiro lá em dezembro de 2020 (milionário nominal), ele receberá 500.000 reais que é exatamente o que eu teria nesta data solteiro. Caso eles se separassem no ano que eu fiquei milionário (2025), ele teria também 1 milhão de reais que é o que eu teria. Portanto o divórcio pode significar um desastre financeiro o colocando de volta no mesmo patamar que eu.

image

Qualquer valor abaixo de um 2.600 reais de um homem casado com uma mulher pobretona de baixo salário significa que o casamento não vale a pena pois você estará ficando mais pobre do que quando solteiro o que é um absurdo e disparate

De acordo com meus cálculos portanto, o casamento em que a esposa ajude a aportar forte só é válido se ele for mais que o dobro do que você aporta enquanto solteiro pois o divórcio, que nestes dias é inevitável, se ocorrer, te deixará de volta no mesmo patamar que eu solteiro.

Chocante.

67 comentários:

  1. Só uma duvida, tanto aqui qto em outros blogs vcs colocam como milionario uma pessoa a tem 1M, e só? 1M hj em dia não é muito, considero um milionario alguem q tenha patrimonio, casa/apt proprios, quitados obviamente, e muito, muito dinheiro p gastar sem se preocupar, tem q ter em conta no minimo uns 4 ou 5M, para gastar 10, 20 mil sem nem se preocupar o qto isso vai reduzir no patrimonio, comprar um carro de 100 mil e continuar milionario.
    Em uma viagem internacional, sem luxos por uns 15 dias e pegando promoçao de passagens nao se gasta menos que 10mil, ou seja, com 1 M, morando na casa dos pais, o cara (ou mulher) nao é milionario, apenas pode ter uma vida um pouco mais generosa.
    Acho q alem da independencia financeira, tem q ter uma vida independente tb e dinheiro sobrando p viver muito bem (sem necessariamente excessos de luxo, pode ser uma vida modesta, mas independente e sem nenhuma preocupacao em reduzir patrimonio)
    Estou enganada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ter apto. quitado é o mesmo que imobilizar o dinheiro. Penso que gastar 800k num apartamento poderia ser usado para comprar tesouro direto e com os juros pagar uma aluguel.

      Sem contar a vantagem de não precisar vender barato em caso de divórcio. O investidor não precisa ter medo de perder.

      Normalmente um aluguel rende menos de 5% do valor do imóvel, é possível ter uma rentabilidade de mais de 10% se pensarmos pagadoras de dividendos mais o tesouro direto, EQTl,ELPL

      Excluir
    2. Hoje em dia dá para alugar carro, mulher...rssss Sai mais barato que comprar(casar),rsss

      Excluir
    3. Mas isso é viver de aparencias, não ser rico de fato, na primeira queda de mais de 50% da bolsa, ja era seu estilo de vida.
      Eu tb jamais pagaria 800k em um imovel, muito menos desembolsaria mais de 1000 em um aluguel, prefiro um imovel simples, pequeno e viajar o mundo do q sustentar espaço só p aparentar ser rica.
      A vida q vcs estão pregando é um sonho, da p viver uns 5 anos dessa forma, depois disso já era o patrimonio financeiro, mas entendo a forma de pensarem, maioria deve estar na faixa de 20 anos, depois de alguns anos de vivencia a gente conversa ;)

      Excluir
    4. Lu, isto de sustentar aparência não tem nada a ver.

      Ser rico é ter patrimônio capaz de sustentar o estilo de vida que você deseja, independente de qual ele seja.

      Se o estilo de vida que alguém gosta é carros, apartamento de 800k e mulheres pagas, e o patrimônio da pessoa é suficiente para bancar isto sem que ela se prenda a dívidas, então ela é rica.

      Se o estilo de vida é morar um imóvel simples e pequeno mas viajar pelo mundo, e o patrimônio ser suficiente para bancar isto, esta pessoa também é rica.

      Não existe isto de fazer uso certo ou errado do dinheiro.

      Queda de 50% da bolsa também não significa absolutamente nada. Isto é um problema para o trader, par ao investidor não faz a menor diferença, pois as ações dele é patrimônio e ele aproveita é o rendimento que este patrimônio trás (dividendos e JCP).

      Aparentar ser rico é quem financia carro caro em 60x e financia apartamento além do que pode pagar em 30 anos.

      Se o patrimônio é suficiente para bancar aluguel dos carros caros, aluguel do apartamento grande e chique, então isto não é aparência coisa nenhuma, ele é rico de verdade.

      Para encerrar, parabéns por ser uma mulher aparentemente diferente da nossa generalização e por saber discutir estes assuntos sem perder a calma e mantendo a racionalidade.

      Excluir
    5. Outsider, concordo contigo, mas meu questionamento foi em relação a tantos aqui e em outros blogs q acham q vao conseguir sustentar uma vida de playboy com 1M, não da p fazer tudo q dizem querer fazer e ainda manter o patrimonio, muito menos se julgar um milionario pq tem 1M, foi apenas nesse sentido. Como eu falei, p ter uma vida mais tranquila e nao se matar de trabalhar, esse valor ja é um começo, apesar de q eu não ia considerar parar de trabalhar se tivesse apenas 1M.
      Obrigada pelo elogio, mas a um bom tempo nao sei o q é perder a paciencia, e jamais vou perder meu tempo me estressando por algo q um desconhecido escreveu ;)
      Bi

      Excluir
    6. Falei de qualidade de vida, esporte, Filmes, LIvros. Essa é minha meta.


      Em caso de queda na bolsa seria ótimo para formar preço médio e conseguir mais lucro adiante. Em todas as quedas há empresas que aumentam o yeld.

      Mas é ótimo ter uma mulher aqui que entende de finanças e sabe conversar. Traz uma visão diferente, o que já é positivo.


      Mas para quem mora com os pais, 1M dá e sobra....

      Excluir
    7. 1 Milhão é um número mágico que sempre é usado nas simulações.

      1 milhão gera um valor alto de dividendos e juros e abre possibilidades nos bancos de rendimentos especiais. Além da chance de abrir um negócio.

      Eu tenho uma estratégia e depois conto pois acho essa coisa de taxa de retirada uma grande idiotice.

      Excluir
    8. O Pobretão não é bobo. Também acho esse lance de taxa de retirada uma besteira. Existem muitas teses idiotas em finaçans, essa parece uma delas...


      Com um milhão o indivíduo pode receber 100k ou mais por ano em dividendos no Brasil, essa teoria tem mais a ver com uma realidade americana, onde os dividendos pagam imposto de renda, no Brasil, não pagamos, viva.

      100 k divididos por 12 são iguais a 8,3 k por mês. Essa quantia para um camarada que mora com os pais está ótima. Dá para fazer a festa. Gastos serão só com motel, academia, livros na estante virtual. Com os 8k de dividendos mensais, dá para viver bem gastando 6k no máximo.

      Os 2k restantes podem ser economizados e depois gastos em viagem nacional ou internacional. No meu caso quero só conhecer o litoral do Brasil, vou gastar bem pouco. Acho que o mundo começa na Barra da Tijuca e acaba em Ipanema....

      Excluir
    9. nesse caso sim, vida simples, apenas para iniciar e morando com os pais 1M é mais do q o suficiente, e claro q se o cara manter a cabeça no lugar e continuar sabendo investir, a classica "dinheiro chama dinheiro" realmente funciona e a tendencia é o patrimonio aumentar a cada ano.
      ahh mas o mundo é bem maior e mais divertido q esse litoral minusculo!!!
      bj

      Excluir
    10. Caso o investidor tenha 500 k no tesouro direto e 500k em pagadoras de dividendos, ele poderá aproveitar as crises ecoômicas para comprar mais pagadoras. Com yelds chegando a 18,20% em época de crise é possível ele aumentar o patrimônio em muito.

      O livro do Paulo Portinho mostra como as empresas boas deram retorno DURANTE a Crise.

      Sem contar que durante uma crise, muitos ativos (mulheres safadas de coxas grossas) se tornam bem mais baratos, devido à falta de dinheiro no mercado...Logo, quem estiver recebendo dividendos vai poder comprar muita coisa em oferta...

      Excluir
  2. O cara Ta querendo pegar panicat com 1 M na carteira. Com essa grana vc não terá nem coragem de largar o emprego. Para pensar em levar uma vida de playboy tem que ao menos ter um carro legal e morar bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho mais barato patrocinar academia e suplementos para uma moça desempregada. 1oo reais de academia do subúrbio + 300 de suplementos(HMB, WHey protein)+ 400 de ajuda = 800 por mês.

      Em um ano é possível transformar uma menina comum em sarada.

      O objetivo em ter uma gostosa tipo PANICAT é ter diversão com um símbolo de status. Quase a mesma coisa que andar de BMW ou Mercedes, com a diferença que não se paga IPVA, seguro.... rssss

      O PObretão é sincero, os homens querem dinheiro para ter mulheres gostosas, ganhar por ganhar é bobagem

      Excluir
    2. Se o objetivo dele é parar de sofrer, com 1M dá para largar o trabalho sem pena...

      Excluir
    3. Amigo anônimo, se a menina quiser ser como uma Panicat, ela já o será. Se ela não for ainda, é bem difícil que alguém vá "transformá-la" ou convencê-la de que ela deve ser como tal. Não perca seu tempo maquinando como transformar as pessoas, escolha alguém que já seja como tu gostaria e evite problemas!

      Outro amigo anônimo, pelo que vejo, o Pobretão quer é largar o mundo do trabalho o quanto antes com uma quantia possível, não ficar cheio dos milhões e também cheio de trabalho ˆˆ claro que não dá pra levar um vidão de playba, mas não precisar trabalhar para ele parece mais importante =)

      Abraços a todos,

      Excluir
    4. O incventivo financeiro faz milagres, uma pobretona se for bem incentivada( $$ ) pode ficar sarada rápido...

      Excluir
    5. 1 milhão com flatzinho ou studio pequeno próprio e um carro hatch top (tipo i30) já é possível pegar panicats porém não todo dia, teria que racionar o que é chato.

      Como a Vivian falou o objetivo máximo é sair do inferno do mundo do trabalho e o secundário é ter um estilo de vida de mulheres bonitas (ou casar com uma mulher bonita, companheira e rica/frugal) e de viagens paradisíacas em frequência alta.

      Eu adoro ficar sem fazer nada ou com meus hobbies e conhecendo mulheres bonitas ou uma moça para me acompanhar na vida de milionário então eu quero abandonar essa porcaria maldita do trabalho.

      Eu tenho muita raiva de quem gosta de trabalhar.

      Excluir
    6. Esse pessoal viciado em trabalho devia ganhar uma surra, cambada de puxa sacos, merecem receber ovos na cabeça.

      Excluir
    7. Meu Deus, como essas pessoas tem idéias IDIOTAS na cabeça. Transformar uma desempregada numa PANICAT??????

      Legal mas, mesmo que vc consiga, depois de gastar muita grana, ela simplesmente vai falar: "Muito obrigado, meu querido!" E tchau! KKKKK

      Mulher é um ser humando, não é um investimento, ela não vai ficar com vc só pq vc transformou ela numa panicat, pq depois que ela virou uma panicat ela não VAI MAIS PRECISAR DE VOCÊ. Mas se vocês gostam de fazer vcaridade, então tudo bem. Os caras sarados que compram carro de luxo financiado em 60 vezes vão curtir pra caramba as panicats que vocês ajudaram a criar.

      Excluir
  3. É meio insustentável manter o aporte estando casado.

    Cada vez mais despesas, mulher que não sabe ser frugal, filhos e o caralho a quatro.

    Solteiro comedor que mora com os pais é o que há!

    Quando tiver um patrimônio de uns 500 mil já aí pode sair da casa dos pais e morar num apartamento pequeno.

    Só não fica rico quem não quer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficar morando com os pais até 60 anos né?
      Pra juntar 500 mil, hahaah

      Excluir
  4. Por isso sempre converso com a minha namorada quanto a isso, acho que conversar abertamente e introduzi a namorada ou namorado caso você seja mulher no mundo dos investimentos é de extrema importância porque não adianta um investir e aportar e o outro só querer gastar e ficar se gabando da sua grana para os amigos. Por enquanto eu aporto sozinho mas logo que minha namorada passar no concurso também vai ajudar e com nossos salários poderemos aportar tranquilamente a quantia proposta aqui, por isso não podemos generalizar e sinceramente eu não esperava a atual vida que tenho hoje cara então tudo é questão de força de vontade e fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tá no caminho certo, a mulher tem de chegar juntinho todo mÊs, lembrando que o ano tem 13 meses...

      Antes do primeiro milhão já dá para usar os dividendos para pequenos prazeres, viagens. Com 300k já se pode usar 10k para sacanagem.

      Outro ponto interessante é que casado também pode ser comedor, só precisa de dinheiro e tempo para pegar na pista...

      Excluir
  5. Mas não esqueça que o aporte deve ser em quantidade igual para que no momento do divórcio a divisão seja mais justa e você não seja prejudicado.

    Caso seja impraticável aporte em mesma quantidade, façam um acordo pré-nupcial estabelecendo que a divisão seja nas devidas proporções e case sem comunhão alguma de bens (nem mesmo parcial).

    ResponderExcluir
  6. Gostei dos posts mas discordo de alguns pontos. COm o casamento espera-se ganhar sexo TODO SANTO DIA, que já é um lucro, e um valor maior de aporte. É óbvio que se amulher trouxer ganho real de 1k no aporte, 3,6k ao mês, o primeiro milhão vai chegar mais rápido.

    Uma alternativa seria fazer aportes conjuntos durante o noivado até se chegar aos 300k, isso daria 30k de dividendos,2,5 k, ao mês, coisa que ajudaria a pagar o aluguel.


    O blog está começando em nível altíssimo e a cada vez fica melhor.

    ResponderExcluir
  7. O casal pode casar só depois de ter juntado 400 k, depois fica bem mais fácil.

    Os primeiros 3 anos serão bem frugais, depois disso alguns luxos podem ser adotados sem culpa, mais vale chegar ao primeiro milhão em 13 anos curtindo a vida do que levar 8 anos de sofrimento , chefe maldito, dor e aborrecimento...

    ResponderExcluir
  8. São Paulo é muito mais caro do que o Rio. Uma boate top custa 200 reais na terra da garoa, na Lapa, bairro mais boêmio e interessante do Rio no momento, uma casa noturna cobra 40, 80, isso já faz uma diferença bem grande.

    ResponderExcluir
  9. Esse cálculo comtempla uma taxa de juros baixa real, mas podemos contar com uma crise que torne as ações baratas num primeiro momento e depois haja uma boa valorização. Em 2009, por exemplo, a Vale se valorizou 82%, a CSN subiu 106.


    Um portfolio em que metade do capital esteja alocado na renda fixa poderá ser usado para comprar essas pechinchas. Nessa situação, o preço médio diminuirá fortemente, enquanto os yelds aumentam.

    No intervalo de 13 anos certamente haverá crises e recuperações, logo dá para acreditar ser possível atingir o primeiro milhão bem antes disso.

    ResponderExcluir
  10. Pobretão, qual seria um balanço com os gastos mensais do solteiro?

    Quanto ele gastaria com farra, academia, roupas, eletrônicos depois de alcançar a liberdade financeira.Acho que seri assunto para um outro post.

    um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhosa sugestão amigo. Anotado aqui. Obrigado.

      Excluir
    2. Devemos sempre considerar as crises, pois elas sempre vão ocorrer e com isso mais oportunidades de comprar ações baratas, p/l abaixo de 4, yeld acima de 20%.

      Eu ainda preciso fazer algumas contas, estou meio sem tempo, mas pelo que vi a ETER3 pagou 50% de dividendos em 2009 em relação com o preço médio de 2008. Porra, isso é quase como topar com a Bolina ou a JUJU na rua querendo ir para minha cama. É maravilhoso.rsss

      Quem comprou muita ETER3 em 2008 se divertiu muito em 2009.

      Excluir
  11. Nestes cálculos acho que vocês estão esquecendo do risco divórcio, risco mulher-gastona, risco doença (estatisticamente, é mais fácil 1 entre 2 ficarem doentes do que apenas 1 ficar doente), risco filho e tudo mais.

    Todos estes riscos devem ser compensados. Ou seja, os casados tem que ter um aporte muito maior.

    Se é para um casal juntar a mesma coisa que um solteiro, para que casar?

    O casal tem que aportar no mínimo 4 vezes mais do que um solteiro, porque considerando o divórcio, o homem merece ao menos duas vezes mais do que teria acumulado se fosse solteiro, devido a todos os riscos e aborrecimentos que passou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a mulher não consegue comparecer na cama e não é companheira que te traz pra cima, te deixa de alto astral então é capaz do nosso amigo casado perder produtividade no trabalho e felicidade ao longo do caminho dos aportes.

      É algo muito incontrolável o casamento e a reação da mulher após a aliança.

      Também há o risco de gravidez que poria tudo a perder ou de sua esposa desejar parar de trabalhar.

      Excluir
    2. Seria falência!!!

      Se o homem quer uma boa de cama, pode casar com uma safadona que ganhe bem.

      Excluir
  12. Interessante ponto de vista.

    ResponderExcluir
  13. Com 400 k dá para o cara parar de trabalhar e estudar para concurso e manter uma qualidade de vida. Já dá para sair do trabalho tortura.

    Se ele tiver uma mulher que aporte junto melhor ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Se ele tiver uma mulher que aporte junto melhor ainda."

      SE FOSSE FÁCIL ASSIM TAVA TODO MUNDO RICO, MEU CARO.

      Excluir
    2. O homem deve buscar sempre uma mulher que tenha um salário decente, se não achar melhor ficar solteiro...

      Excluir
  14. Comi 300g hoje no almoço, o prato ficou ficou em 5,78 mais 1,80 do cafezinho que tomei agora pouco (não aguentei). Dos 15 reais que reservo por dia guardo a sobra, somando com as sobra de todos os outros dias desta semana, semana que vem poderei comprar 2 ações da Eletropaulo no fracionário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o cara, sabe juntar dinheiro todo santo dia. É dessa maneira que se compra ações quando se ganha mal.

      Quando vc tiver com bastante grana vai lembrar desse tempo e dar risadas. Vai ver que estava certo e os gastões estavam errrados.

      Também tenho a meta de só gastar 20 reais por dia, assim vou poder aportar mais e pegar mais safadas. Acredito na vitória desse tipo de atitude, pois perde-se barriga e ganha-se autocontrole.


      Antes que pensem que fico com fome, 2h 30 depois eu como uns biscoitos no escritórios, comprados com meu suado dinheiro. O segredo é comer várias vezes ao dia, pequenas porções.

      Além de economizar grana, eu consigo diminuir o percentual de gordura que estava imoralmente em 20%...

      Excluir
  15. Dinheiro não dá em árvore, por isso temos de economizar até no almoço, ter disciplina diária, juntar cada real...

    eu também estou fazendo economia no almoço.

    ResponderExcluir
  16. Eu troquei meu cabeleireiro de 15 para 13 reais, ele ainda passa a máquina de barbear de gratis. O vida boa!

    ResponderExcluir
  17. Eu estou usando o papel higiênico dos dois lados. Com a economia, no fim do ano poderei comprar 14 VALE5.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A bolsa nãoo quer saber como vc economizou o dinheiro, nem como fez para conquistá-lo. Tem muita técnica engraçada para gastar menos dinheiro e comprar mais ações. O povo daqui além de entender de finanças é bem humorado....rssss

      Por exemplo, eu estou transando com gordinhas por ser mais barato e pelo fato de eu precisar aportar mais. Quem pega mulher feia não ganha menos dividendos do que gasta com gostosas,hahaha.


      Mas tudo na vida precisa de evoluir, até o final do ano vou pagar umas com menos banha e 30 reais mais caras,rsss

      Excluir
  18. kkk leiam essa:
    http://papodehomem.com.br/so-transo-com-caras-ricos/
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ela tem de investir no próprio capital. Malhar muito, ficar com 60 cm de coxa, como as Panicats e rainhas de bateria.

      Pq cara rico, em sua maioria, não pega caidinha. .Eles querem os melhores carros e as melhores diversões.

      Para tudo nessa vida temos de gastar, até para dar o golpe do baú.

      Excluir
    2. A Lu é um gênio, mulher que vale ouro e ações pagadoras de dividendos.rsss


      O post mostra a verdade da vida.bjos

      E economize para não levar seu marido à falência.

      Vc é dez, a mulher mais inteligente que já vi falar de finanças

      Excluir
    3. Ela vai transar muito com caras ricos, mas casar já é mais difícil...

      Essa é uma verdade no mundo, não dá para negar que quem tem mais grana tem mais acesso à sacanagem. Por essa razão eu e outros investimos, estudamos.

      Mas para casar comigo vai ter de aportar direitinho, no mínimo 1,5k. O cálculo do Pobretão mostra que em 8 anos de casado, com aportes de 3,6k dá para se chegar ao primeiro milhão.


      Grana casa com grana.

      Excluir
  19. moro no interior, sou solteiro e prefiro continuar assim, pretendo ter um imóvel simples e não ligo de andar a pé. mantendo um estilo de vida assim, com 2000 por mês eu consigo viver de boa (dá até pra dar uma economizada e fazer uma viagem legal no ano). portanto, qto devo juntar pra poder fazer retiradas mensais de 2000 (valores de hoje) sem comprometer o patrimônio e sem precisar trabalhar? levando em conta a inflação (uns 6% aa) e uma aplicação conservadora, além de um expectativa de vida até uns 80 anos. qual a conta que devo fazer pra chegar no montante que me interessa usando essas variáveis? é claro que com a idade os gastos aumentam, então os 2000/mês seria um gasto médio durante a vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou eu ainda. fiz uma planilha aqui usando as variáveis: inflação de 0,5% am, rendimento da aplicação de 0,7% am, retirada de 2000 reais, início da retirada aos 50 anos (portanto, 30 anos de retirada até os 80). pelos meus cálculos preciso de um montante inicial de cerca de 515 mil. bom... pelo meu estilo de vida, não acho tão difícil juntar 515 mil até os 50 anos. será que as variáveis que estou levando em consideração são coerentes? (com relação a inflação e rendimentos)

      Excluir
    2. Amigo essa taxa de retirada é uma das grandes idiotices das finanças e é extremamente arriscado e estressante.

      Excluir
    3. O investidor sempra vai fazer uma alocação, querer só tirar pedaços do bolo mágico de dinheiro parece sonho de criança....

      PArar de trabalhar, de receber ordens, de acordar cedo é o que deseja a maioria. Depois de atingir a quantia desejada, 500, 600k, ou 1m é preciso fazer alguns cálculos e reinvestir parte dos dividendos.

      Em épocas de crise, vale a pena tirar a metade da renda fixa e comprar empresas de p/l baixo, bom ROE, yeld alto.

      Excluir
    4. Estou falando de taxa de retirada e não de alocação.

      Excluir
    5. Eu sei, posso ter me expressado mal.

      Supondo 10 k mensais de dividendos, pode-se reinvestir 3 k e viver com 7 durante os anos em que abolsa anda de lado ou sobe.


      Durante as crises maravilhosas é possível viver com um pouco menos ecomprar mais pagadoras de dividendos.

      Após uma crse, quando as ações etiverem com p/ls baixissimos, é possível tirar todo dinheiro da renda fixa e comprar ações em oferta que darão lucros excelentes só com os dividendos, flora a valorização .

      Um investidor vai alcançar a liberdade financeira, vai parar de recer ordens, mas duvido que alguém pare de comprar ações. A vantagem é parar de ter chefe escroto e poder se dedicar aoas hobies. Mas pelo menos uma vez por mês o investidor olhará o homebroker.

      Excluir
  20. porra, esqueci do imposto de renda... acho que tenho que considerar, já que a isenta poupança não vai me render 0,7% am... então ao invés de retirar 2000, vou retirar 2360, portanto o montante inicial aos 50 anos passaria para cerca de 610 mil. o duro é se a vida se prolongar além do previsto, aí ferrou.

    ResponderExcluir
  21. Dá para pedir aposentadoria depois dos 65 anos,mesmo sem ter contruibuído. Olha que país legal!!!!

    ResponderExcluir
  22. Esse blog tá muito bom, os melhores comentaristas estão aqui.

    ResponderExcluir
  23. Continuando com a minha politica de independencia, hoje eu vim trablhar a pé. Moro a 10 min do serviço. O combustivel acabou, o dinheiro tambem, nao tiro da poupança nem a pau.

    ResponderExcluir
  24. Compre TEsouro direto e PAgadoras de dividendos tipo GETI4 , Eletropaulo, com metade do dinheiro que está na poupança.

    ResponderExcluir
  25. Se vc for calcular tudo no excel qualquer atividade, seja estudo, esporte ou relacionamento com mulheres/amigos/família vai perder para acumular dinheiro. Quanto custa freqüentar uma academia, ou comer frutas todos os dias??? E melhor ainda, deve um pai pagar escola particular (3 anos de 2grau) + 1 ano de cursinho+ 5 anos de faculdade particular + 1 ano para achar emprego, ao todo 10 anos de mensalidades, transporte, lanches, formaturas, livros......... ( e nem coloquei pos e mestrado). Ou deve simplesmente assumir a educação do filho lhe ensinando matemática financeira e português, alem de atualidades, fazendo 10 anos de polpudos aportes??
    Capivara.

    ResponderExcluir
  26. Melhor é não ter fllhos,sai mais barato, não há perigo de ter de tirar o anjinho da delegacia,não haverá perigo de ser avô antes do tempo, quem não tem filha não tem medo de ver a pimpolha sendo fod... no xvideos.

    OU é possível ter filhos depois dos 55, quando já houver 3M na bolsa.

    OU melhor é ser tiozão legal que conversa, ensina e gasta pouco.

    ResponderExcluir
  27. Vivam a vida toda se sacrificando como miseráveis escravos e entreguem todo seu patrimônio para as raposas do mercado financeiro ,sonhando que no futuro vão viver como reis e serem felizes ,desculpem mas é ser muita alice ,a gente não sabe se vai estar vivo amanhã ,a vida é uma brisa que sopra e acaba rápido ,não existe só o futuro ,essa estratégia toda pode acabar sendo um tiro pela culatra ,e seus créditos podem acabar fazendo feliz no seu lugar Quem você menos imagina , e esse papo vitrola-quebrada de vou economizar no almoço todo dia pra comprar eletropaulo pra viver de dividendos ,podem ter certeza que vão acabar logo-logo com essa alegria do pobre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até que enfim alguém com um pouco de lucidez.. sou forte poupador e investidor, mas tenho certeza que sofrer muito hoje podendo morrer (ou pior, viver muito tempo, muito mal) não é uma solução inteligente, pelo menos para mim. A solução é pela evolução (estudar, conversar com pessoas melhores, etc..) ..e , bem, alguém aí conhece gente evoluída que se f... de modo extremo com qualidade de vida baixíssima ? Quem tá numa super merda TEM QUE REAGIR, sofrer por um tempo mas quando conseguir respirar deve viver ! Minha opinião.

      Excluir
  28. Sou solteiro e já estou BEM mais rico que meus amigos casados. O motivo é: CONTABILIDADE e FINANÇAS. Já tenho casa e carro quitado e um bom salário, além de várias fontes de renda aos 31 anos, prontinho para casar sem dor de cabeça, kkk

    ResponderExcluir
  29. O negócio é procurar viver bem e investir bem também ao mesmo tempo. Pode parecer difícil no início, quando realmente o dinheiro demora a aparecer, mas depois de uns 2 anos, já dá para ver que valeu a pena certos sacrifícios. Para os homens, o grande problema são as mulheres.Como sempre fui galinha, o problema diminui consideravelmente. Pulo de galho em galho, como uma aqui e outra ali, e sempre procurando mulheres baratinhas, que é difícil, mas se garimpar encontra.
    No início evite ao máximo as panicats e/ou garotas de programa, porque são caras e cheias de homens. Invista nas coadjuvantes do filme, porque são mais baratas e estão loucas para mostrar serviço.
    Mulheres casadas e/ou recém separadas também são uma boa opção. NUNCA fale para nenhuma aonde mora, se por acaso alguma aparecer de barriga ( o filho pode nem ser seu).
    Para se ter 2,3 ou 4 mulheres nem se precisa de muito dinheiro. Basta ter lábia e ser bom de cama ( o problema é que nem todos são ).
    Passada a fase inicial de acumulação de capital, você já pode ser dar ao luxo de deixar as coadjuvantes de lado e procurar mulheres melhores. Sem nunca perder o foco, que é acumular uma boa grana e não virar um Don Juan. Mas se der para unir as 2 coisas, melhor.
    Comece com investimentos conservadores, e se não for um Economista como eu, leia atentamente TUDO o que puder sobre Economia, para só depois pensar em ir para a Bolsa de Valores, onde muita gente enriquece, e outras perdem tudo.
    Economize no dia a dia. Lembre-se dá frase: Quem não liga pro tostão nunca vai ter um milhão. Seja frio e calculista, inclusive com as mulheres. Nunca gaste muito dinheiro com nenhuma delas.Arrume uma mulher que tenha carro e dinheiro para dividir as contas, mas se não der pra arrumar, paciência, continue com as baratinhas.
    Muita gente pode achar graça dessa correlação entre dinheiro e mulheres , mas o assunto é sério. Muita gente fica pelo caminho por causa delas. E duro e teso. No mau sentido.
    Desde novinho segui essa cartilha, e hoje tenho um belo Patrimônio. Agora nem todo homem nasce com alma de galinha como eu. Querem casar cedo e ter filhos. Aí a coisa complica.
    Estudem e invistam antes de pensar em casar.
    E lembrem-se: Na fase inicial dá para se trepar muito mesmo sem dinheiro, ainda mais se você for novinho. Tá cheio de Gay nesse mundo. E tem muito cara que mora em Comunidade e está cheio de mulher.
    Espero ter ajudado em alguma coisa.

    ResponderExcluir