domingo, 29 de janeiro de 2012

Porque todo mundo tem Iphone, Ipad, carro, frequenta baladas caras e faz viagens internacionais menos eu?

image

É impressionante como eu sou um pobretão perto dos meus colegas de trabalho, nos lugares que eu vou e das mulheres que conheço. Eles sempre tem todos os aparelhos e objetos da moda menos eu. Isso é humilhante demais.

No último post eu revelei um pouco do porque minha obsessão com ser milionário, rico, poder ter panicats pra escolher, de querer ser o melhor e mais forte em dinheiro. Desde pequeno até a adolescência eu sempre fui o mais pobretão da minha turma. Eu era o último a ganhar videogame super nintendo, tamagochi, iô iô da coca-cola, game boy, pião, tazos, roupas da moda. Enquanto estavam todos entrando na hora de vestir roupas mais legais de playboy eu andava como um mendigo, culpa dos meus pais que não tinham dinheiro para comprar roupas que prestassem. Quando eu ganhei as roupas já era tarde demais e a moda tinha passado. Quando começou a época de baladinhas, matinês principalmente, eu nunca podia ir pois o meu pai não me levava pra droga da matinê, eu não tinha roupa e não tinha dinheiro. Pra piorar meus amigos tinham vergonha pois o nosso carro era uma porcaria de um popular caindo as pedaços.

Prometi pra mim que eu não seria mais humilhado pelos meus amigos e pelas mulheres envergonhadas com minha condição. E estudei muito forte na faculdade para arranjar um emprego legal. Eu passava noites de sexta estudando sonhando com o dia que eu teria um emprego bom que me pagasse boa grana e teria meu carro, me vestiria muito bem, iria para lugares lindos, baladas e teria uma namorada muito bonita em que eu a levaria para jantar e compraria presentes direto. A vida que sonhei, tranquila, com grana, boa carreira.

Que amargo engano.

Ninguém me avisou que o mundo do trabalho paga mal para jovens. Ninguém me avisou que o mundo do trabalho são 10 a 12 horas de assédios, gritos, metas impossíveis, exigências, chefes vagabundos e badboys. Que é injusto, cansativo e explorador como já falei aqui sobre o inferno do trabalho pra mim.

Não ter nada dói

image

Isso me leva ao título do post. Na vida adulta continua eu sendo o pobre ridículo. Meu celular é o pior dos piores. É aqueles de 60 reais que não tira porra de foto, não recebe foto, não navega na internet e nem pra me acordar de manhã serve. O único joguinho é tão ruim que é preferível eu brincar com uma caixa de papelão rasgada com cheiro de cocô.

Mas todo mundo ao meu redor está com essas porras de Iphone e Galaxy, dando toques elegantes na tela. Ignoram o que você fala para ficar navegando no facebook. Ficam colocando os lugares que estão ao ativar a função no telefone. Como eu vou pagar 1700 reais nesta droga? Eu não vou comprometer aportes nem fazer parcelas.

Ipads. Como eu odeio esses tablets. Todo mundo que tem essa coisa parece que tem o rei na barriga. Custa super caro, um podre custa 1500 reais e o da Apple vai pra mais de 2.000 reais. Nunca que eu posso pagar isso.

Carros. Isso me dói muito viu gente. Eu vejo caras pobres, que ganham mal, peões mas todo mundo tem carro. Sabe o que é ninguém na sua empresa não ter carro? Sabe o que é você ser o único a não ter carro? Isso é algo que me faz sentir como se eu fosse o cara mais incompetente e pobre do planeta. Um rapaz que trabalha como entregador da Ambev ter um Gol novo e você nada. Mas como eu vou pagar parcelas de um carro e pior, 23.000 reais o mínimo, como aceitar comprometer meus aportes e dinheiro com IPVA, licensiamento, combustível e revisão??

E finalmente viagens internacionais. Todas as férias são fotos lindas tiradas pelas pessoas de seus lugares legais que foram. Pros que vão pros EUA gastam a torto e direito e na Europa visitam todos os países do continente mais cobiçado do mundo. E eu aqui. Nunca saí de São Paulo direito, com meu pulmão mais preto de poluição que carvão.

Bom o que quero dizer é que aportes altos tem um preço. Querer ser um milionário tem um preço. Ou você se conforma em ser humilhado pelos seus colegas e pelas mulheres que tem sempre coisas melhores que você e não ter nenhum bem legal ou aceite que a vida é trabalhar, trabalhar, trabalhar até os 70 anos, mantendo a competição de status com seus amigos pra não ser excluído e ter uma companheira do lado. Ainda sim me deixa intrigado como as pessoas conseguem comprar todas essas coisas. Como pode?

image

Eu escolhi o primeiro caminho. Portanto no momento só me resta contentar com a minha caixa de papelão rasgada com cheiro de…

72 comentários:

  1. Pobretão;

    O blog está maneiro. Mas com o passar do tempo...o pessoal vai cansar de chegar aqui e escutar só xorô rô!!

    Fala sobre sua carteira de ações, seus investimentos...

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a perspectiva do Pobretão legal por ser diferente da maioria dos blogs de finanças. Neles vemos todo mundo com mais ou menos as mesmas técnicas fundamentalistas, que são muito boas, mas que acabam se tornando repetitivas.

      Ao comentar sobre problemas de orçamento, problemas entre escolhas de lazer, fúteis em sua maioria como IPAD, e escolhas de investimentos e lucros.


      O Assalariado só tem uma fonte de renda, por isso precisa diminuir ao mínimo seus gastos mensais. Só assim vai ser possível aportar mais na bosa e conseguir a independência financeira mais rapidamente. Nesse sentido o blog me ajuda assim como ajuda a muitos outros.

      Excluir
    2. Amigo acho que você não entendeu o objetivo do blog

      "Os desabafos, histórias e sofrimentos financeiros e de vida durante minha jornada para ser milionário e sair dessa vida horrível de pobre trabalhador."

      Se não gosta de "xorô" é só não vir aqui.

      Excluir
  2. Cara, você tá falando sério ou esse é um personagem que você criou? Se for verdade, sua história é muito parecida com a minha, só diferindo que nem carro minha família tinha e eu nunca ganhei essas coisas que você disse que ganhava depois de todo mundo. Quando ingressei no mercado de trabalho também tive a mesma visão que você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, se você passou por isso e muitos passam porque eu inventaria?

      Que bom saber que há mais como nós por aí.

      Excluir
    2. ate eu numca tive essas coisa legais q tu falo ai meus amigos chegam la tudo com roupa massa so mulher gostosa ai eu penso vida de pobre e e horrivel a gente quer compra num tem dinhero quer com isso num tem dinhero vai toma... desgraca e tambem numca tive mais de 1500 reais e tambem eu tambem num tenho dinhero pra ir nessas baladas massa pq so pobre a ninas so querem fica com os milionarios entao ja q so pobre a nao tenho dinhero vo me contenta com o q tenho e tambem vai toma no cu desgraca vida de pobre e foda

      Excluir
  3. Ora, ora pobretão...

    Se é assim deste modo como tu falas, isto significa que tu estás aportando e pensando no futuro e quem está ao seu redor não, eis a diferença.

    Eles vão trabalhar pelo resto da vida, você não.
    Na primeira crise econômica e surto de desemprego, eles vão pro buraco, você não.

    Você precisa de um modelo/perfil e de referências que não sejam as dos outros, mas a sua própria. E, além disto, estar feliz com ele.

    Anime-se ! (Sei que falo meio em vão isto pra vc rs)

    ResponderExcluir
  4. Só sabe reclamar da vida. Quer fazer grandes aportes e ter tudo de bom também? Ou um ou outro. Decida. Se quer fazer grandes aportes, se contenta com um celular de 60 reais. Quanta choradeira!!! Tá ficando repetitivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples é só não ler o blog.

      Excluir
    2. Basta não vir aqui como eu falei para o anônimo lá em cima. O blog tem o objetivo de desabafo, finanças pessoais em nível de psicologia e das tristezas de ser pobre. Aqui você não verá muita alegria não.

      Excluir
  5. Tudo na vida em excesso faz mal. Seus colegas são muito perdulários e provavelmente não possuem nenhuma reserva de dinheiro, chegando inclusive a utilizar o cheque especial para comprar esses "sonhos de consumo". Mas talvez você esteja sendo sovina demais, o que seria outro excesso. O melhor é ter equilíbrio. Economizar demais é tão ruim quanto gastar demais. Não deixe de viver por causa de dinheiro.
    Te recomendo a leitura de dois livros. O primeiro é "A Árvore do dinheiro", cuja resenha fiz em meu blog. O outro é "O Sovina e o Perdulário", outro livro muito interessante.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o Pobretão devia sair do emprego atual quando tivesse 300k, com essa grana ele poderia ficar em casa estudando para concurso.

      Excluir
  6. Infelizmente, a vida sempre será assim: uma escolha de prioridades.
    A independência financeira cobra um preço alto por 1, 2 ou 3 décadas e não saberemos se depois estaremos saudáveis para aproveitar 1,2 ou 3 décadas com o portfólio acumulado. Porém, ao mesmo tempo, acredito que é justamente essa sensação de insegurança que nos torna preocupados com nossos aportes mensais.
    No fim, ao optarmos por perseguir a indep. financeira, pelo menos sabemos de algo que nos conforta: o competição por status é infinita e cara demais e saber se desprender disso gera um grande alívio.

    PM
    Reconstrução da Mama

    ResponderExcluir
  7. Vc disse querer alcancar a independencia financeira de forma bruta em 12 anos com aportes de 2000 reais mensais a juros de 1% mensais. Isso daria algo em torno de 650 mil reais . Fiz as contas erradas ? Ou seria esse mesmo o seu objetivo?
    Boa sorte !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo deve ser porque eu mostrei dois cálculos, o real (inflação considerada) e o bruto (sem inflação).

      O real leva 17 anos o bruto em 12.

      Excluir
  8. Nao sei como os outros fazem para comprar e tb n me interessa.

    Eu compro com meu dinheiro, mas tambem n faço só isso. Vou juntando a grana e, qdo bato uma meta, me dou algo de premio. Simples assim. N vou juntar só por juntar....

    "

    ResponderExcluir
  9. Cara, vc já parou pra pensar que vc pode estar fazendo economia burra?

    Pq se vc deixar de comprar as bugigangas típicas de colegas de sua mesma classe social, vc vai começar a ser mal visto pelos colegas, e isso pode impactar tudo, até mesmo sua carreira profissional. Isso vai prejudicar seu relacionamento com os colegas de trabalho e por causa disso vc terá menos chance der receber indicações, fazer networking e conseguir uma vaga melhor quando ela estiver disponível.

    Pode ser até pior do que isso, vc pode até mesmo perder seu emprego e não ter mais como aportar nada. Tudo isso pq vc está economizando onde não deve. Fazer aporte não é o mais importante, viver bem e conseguir uma boa rede de relacionamentos no seu trabalho é o que vai garantir salários cada vez melhores, o que pode fazer com que num futuro breve vc consiga ao mesmo tempo viver bem e fazer bons aportes ao mesmo tempo.

    Vc tem que evoluir profissionalmente, e pra isso vc tem que se portar de maneira semelhante aos seus colegas, nem que seja para gastar com isso. Pense nisso como um investimento, no seu bem-estar e na sua imagem, o que vai garantir cargos melhores no futuro. Cara, pára pra pensar! Não tem como ficar usando celular de 60 reais ou indo trabalhar de busú num lugar onde todo mundo tem smartphone e carro próprio. Vc está prejudicando sua imagem e o impacto que isso vai ter na sua vida é muito pior do que o impacto causado por uma diminuição nos seus aportes. PENSE NISSO, AMIGO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Torrar dinheiro com tralha eletrônica não garante emprego. Muita gente joga dinheiro no lixo com besteiras, com carrão e acaba demitido.

      Acho que ele deve manter esse ritmo até os 200 k, possíveis geradores de 20 k de dividendos, com esses dividendos já para gastar em algumas bobagens e também em coisas importantes como putas.

      OS primeiros 200 k são os mais importantes, eles vão dar uma base para futuros gastos.

      Excluir
    2. Não é a tralha eletrônica que importa, é o STATUS. Se vc é visto pelo seus colegas como um canguinha mão-de-vaca, sua imagem fica prejudicada e isso atrapalha seu networking.

      Excluir
    3. O STATUS tá pagando quanto de dividendos ?? Qual o retorno de gastos com imagem e aumento de salário ? É mais do que 10% a.a.?

      Quem quer fazer carreira no mundo corporativo, chegar a CEO, vender a alma para a empresa, trabalhando 14 horas por dia, deve investir em carro caro, tablets mesmo. O objetivo é subir na hierarquia do sistema.

      Mas quem quer apenas juntar 1M bem rápido, coisa de 8 anos, parar de trabalhar, pegar um monte de gostosas padrão PANICAT, deve aumentar os aportes mensais de qualquer jeito. Vale quase tudo para gastar menos e aportar mais.

      O investidor decide se quer dar 3 litros de sangue todo dia para a empresa até os 60 anos, ou se quer parar de trabalhar aos 40, 42 e curtir muito. É só escolher....

      Excluir
    4. Quando comecei a acompanhar esse blog, achei que as discussões seriam em torno da lógica do trabalho, de como as pessoas são coagidas a trabalhar hoje em dia (e quem foge disso está errado), em como podemos tentar não sucumbir a esse sistema obtendo renda de modos não convencionais à classe trabalhadora (como investindo em aportes), ou em como podemos viver de um modo mais frugal a fim de fugir desse sistema burro que faz com que as pessoas trabalhem feito escravas o resto das suas vidas.

      Porém, conforme evoluem os posts (e, consequentemente, os comentários) a impressão que fica é que o blog, diferente da reflexão que propôs em seu primeiro post, está declinando a uma discussão do tipo "minha obsessão com ser milionário, rico, poder ter panicats pra escolher". Esse discurso é completamente diferente da proposta do blog, escrita acima como um indivíduo "buscando a independência financeira através de frugalidade extrema".

      Independência financeira é um pensamento além do que ter o carro do ano por que assim se terá "os contatos", é mais do que viajar para Cancun e é mais do que ter alguém para fazer sexo do lado na hora em que se quiser. Independência financeira é estar livre desse sistema maluco que somos obrigados a conviver e a sustentar e, mais ainda, que faz com que todas nós desejemos consumir tudo que os outros têm, desde carros até as próprias pessoas.

      De que forma a maior parte das discussões que estão sendo geradas aqui agregam para que todos nós atinjamos nossa - tão sonhada - independência financeira?

      Excluir
    5. Baita comentário! Acho que se livrar do sistema é a grande meta.

      Excluir
    6. Vivian, note que eu não quero comprar essas coisas mas me sinto triste por não ter nada dessas coisas enquanto todos tem. Estou desabafando como é complicado resistir a essas coisas para poder exatamente sair do inferno do mundo do trabalho.

      Sobre as panicats, elas são uma consequência do status de ser milionário. De ter tempo pra minha vida e curtir como se merece.

      Forte abraço!

      Excluir
  10. Vc não se permite a nada bom?

    Eu economizo numa porrada de coisas, mas me permito algumas coisas boas. De que vale ganhar bem e/ou fazer grandes aportes e não fazer nada de bom?
    De vez em quando s epermitir a um prazer como uma puta de luxo(linda por uns 300 reais), um bom jantar? Um bom whisky?
    Devemos economizar e pensar no futuro, acumular boas ações. Mas trabalhamos para poder ter algum razer de vez em quando.
    Tenho um portfolio de uns 100k, sei que estou longe do milhão ou de viver de renda, mas devemos VIVER! Pelo menos um pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc tá certo, uma piranha é sempre um bom investimento desde que não prejudique os aportes. O investidor deve se divertir, foder, fazer tudo de bom da vida, mas sem comprometer os aportes mensais.


      Viver bem a vida não significa torrar dinheiro com brinquedos caros que saem de moda de 6 em 6 meses. Já etão anunciando o IPAD3, com isso um monte de otários vai gastar mais 2k na porra de uma prancheta.


      Eu penso que 2k podem me dar 200 reais de dividendos, só pensar em ETER3, GETI4, com essa grana já posso pegar uma puta maneira. Melhor comer xota com dinheiro de dividendos do que comprar brinquedos da APPLE.

      Excluir
    2. pegar safadas é um bom gasto para o dinheiro.

      Excluir
  11. Pobretão, me desculpe, mas você tá mais pra coitadão. Fala muito sério, você realmente fica mal porque outras pessoas de seu convívio fazem isso, têm aquilo? Porra, na moral, vá à merda se for verdade. Isso é coisa de CRIANÇA de menos de dez anos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu simplesmente pesno que as pessoas do meu convívio são imbecis completos, eu estou certo pois invisto na bolsa. É simples, faz a cabeça ficar ligada naquilo que gera dinheiro, a coisa mais importante.

      SE for para ilustrar um acontecimento comum na vida de muitos investidores acho que ele tá certo. Muita gente passar por isso, logo vale a pena escrever no blog.


      Já vi um blogueiro foda falar de sua viagem à Europa, achei burrice, tem muito lugar legal no Brasil, muito mais barato.

      Excluir
    2. Basta não vir aqui. Leia o blog de caras cheios de mulheres e milionários e não de pobres coitados como eu.

      Abraço.

      Excluir
  12. Gosto do blog do Pobretão, sei o que é ser o mais duro da escola, o mais ferrado. Isso marca por muitos e muitos anos. Perder mulher por falta de grana então é muito muito triste.

    Quero ganhar na bolsa para curtir muito no futuro, viver longe do trabalho, fazer coisas legais. Mas para isso eu tenho de comprar ações todo mês, 13 vezes ao ano...

    Pelo jeito, grande parte dos leitores terá um milhão daqui a 10 anos ou menos. Isso é sensacional, mas é importante também saber como viver bem até lá. Achei a ideia da puta de luxo fantástica, muito boa!!


    Eu acredito também em patrocinar uma safada pobre, assim terei mais diversão por menos gastos, terei menos riscos de doenças.

    Mas continuo a pensar : melhor gastar com xoxota do que com pranchetas imbecis.

    O Pobretão tá certo ao levar o blog nessa direção.O blog tá de parabéns.

    ResponderExcluir
  13. Melhor garantir logo 200, 300 k do que gastar com celular fresco.


    MAs antes de se chegar a esses valores dá para aumentar a putaria...

    ResponderExcluir
  14. CArro é um desperdício de dinheiro. Muita gente esquece do IPVA, seguro, eventuais multas, desvalorixação do carro assim que sai da agência...

    É mais barato andar de táxi. Além de gastar menos não há preocupação com IPVA nem mais porra nenhuma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ser mais barato é relativo, depende de onde a pessoa mora, distancia percorrida diariamente, opções de transporte publico, etc, tem que fazer as contas na ponta do lapis, no meu caso compensa, e ainda não me estresso no transito, uma maravilha! Para viajar/distancias mais longas sempre há opção de aluguel de carro, e para quem mora em SP tem uma opção ainda melhor que aluguel, o carro compartilhado:
      http://zazcar.com.br/
      ainda são poucos locais, mas para quem tem um proximo, como no meu caso, eu recomendo.
      bjs
      Lu

      Excluir
    2. Essa coisa de TER a OBRIGAÇÂO de comprar carro é burrice. A pessoa compra só pq os colegas de trabalho compram parece movimento de manada.

      Excluir
    3. Vivemos em um mundo onde o 'ter' é uma obrigação para tudo, se não temos um carro somos vistos como verdadeiros alienigenas
      'não tem carro? como? pq? sabia que dá para financiar?'
      alias, não apenas carro, mas ser diferente da manada, apenas por pensar, já te torna um estranho no ninho.
      bjs

      Excluir
    4. As pessoas, em geral, não leem, não pensam por si próprias em tudo na vida, seja família, estudos, trabalho.Todos parecem ter a mesma opinião.

      Em finanças não é muito diferente. Vemos gente agir feito idiota só pq a Globo fala.Se eles disserem que vai vir o fim do mundo com a queda na bolsa então todo mundo acha que ações são uma perdição, mal sabendo que nas quedas se encontram os melhores papeis...

      Ter carro é outra moda, a propaganda lavou tanto a mente do povo que é quase inconcebível não ter carro... Como se fosse coisa de pão duro extremo....

      Prefiro ter 30 k em pagadoras de dividendos, que vão me dar muitas alegrias, a ter carro que vai me dar muita dor de cabeça e despesa.

      Excluir
    5. Como assim ter carro é moda????? Carro é mobilidade, é um investimento essencial para quem quer um emprego um pouquinho melhor. Vcs já viram alguém que ganha bem não ter carro? Não tem como, pq NÃO DÁ!!!!. Empregos bons EXIGEM mobilidade e não dá pra ter mobilidade sem um carro. E além do mais, se vc ganha um bom razoável, os gastos mensais de um carro popular não atrapalham tanto.

      Excluir
    6. CORRIGINDO:

      ....se vc ganha um salário razoável....

      Excluir
    7. Anonimo, ao menos em SP existem otimas opçoes com custo menor do q um carro, e ainda sem estress de transito, inclusive com o discurso politicamente eco correto atual uma pessoa q opta por nao ter carro é ate bem aceita, afinal esta fazendo um bem p a cidade (humanos neuroticos!), dependendo de onde a pessoa trabalha e onde mora, nao e necessario um carro, a nao ser em algumas areas q exigem q o funcionario tenha automovel.

      Inclusive ha muitos executivos q preferem se locomover de taxi do q de carro, justamente pelo transito da cidade, é uma perda de tempo, entao utilizam o tempo no taxi p trabalhar, conheço varios q fazem essa opçao.

      Se carro é moda ou não, não sei dizer, mas q é um filho em materia de despesas e dor de cabeça, com certeza! Ao menos no meu caso, sou bem mais feliz sem carro, sem seguro, sem IPVA, combustivel e manutençao.
      Bjs
      Lu

      Excluir
    8. O presidente da minha empresa vai trabalhar de taxi... e não pensem que é um escritório de fundo de quintal, o banana ganha 2 milhas por ano.

      Já os bananas comerciais, boa parte visita clientes de taxi, esses pela conveniencia de poder ir aproveitando o tempo no notebook e principalmente pois taxi usa corredor de onibus e chega muito mais rápido!!

      Excluir
    9. É muito melhor usar táxi.Com ele há menos stress, menos aporrinhação.

      Excluir
    10. Lu, eu sinceramente não sei quais são as opções que vc está falando.

      - Aquele negócio do Zaz eu vi e não funciona, tem pouquíssimos carros disponíveis e em pouquíssimos lugares.
      - Bicicleta? Não tem como, chega suado no serviço e é extremamente perigoso, não tem ciclovias em São Paulo.
      - Táxi? Uma boa, eu gostaria de andar sempre de táxi. Mas falar que sai mais barato do que usar carro próprio??? Em Sampa é IMPOSSÍVEL, sai muito mais caro.
      - Metrô? Só vale a pena se for o único meio de transporte usado no trajeto, pq os outros são horríveis.
      - Ônibus? Não vou nem comentar!
      - A pé? Não pretendo correr a São Silvestre :-)

      Excluir
    11. Como eu disse na minha primeira resposta, tem q calcular na ponta do lapis, nao compensa p qq um ficar sem carro.
      No meu caso é otimo, escolhi meu bairro, tenho opçao de carro comunitario, metro em horarios de contra fluxo, 3 taxistas q me atendem sempre q preciso, nao vou a distancias q gastem mais de 20 reais.

      Uso na vida são opçoes e escolhas, eu fiz as minhas e meu custo atual é inferior ao de um carro, pois planejei dessa forma. Vantagens de independencia financeira ;)

      Se no seu caso fez as contas e nao compensa ficar sem carro, mantenha-o, mas ciente de q ele é uma despesa, não um patrimonio ou um investimento
      Bjs
      Lu

      Excluir
  15. Como as pessoas compram essas coisas? simples! vc tb pode, só parcelar em 10 vezes sem juros no cartão!
    Agora, ter tudo isso torna a pessoa mais feliz? bem, aí já é outra historia, se precisam de tudo isso? bem, talvez emocionalmente sim.

    Acho importante colocar algumas metas, se permitir gastar as vezes com algo que realmente seja importante e te satisfaça por longo tempo, não adianta ser como a maioria que compra e logo em seguida já está insatisfeito querendo outra coisa.

    Importante juntar grana? com certeza, mas viver enqto junta essa grana tb é importantissimo. Pode ser dificil agora p vc, mas quando começar a colher frutos da sua jornada aí sim vai ver como valeu a pena, enqto pessoas da sua mesma faixa etaria estão tentando sobreviver afogados em meio a prestações, vc pode comprar a vista o que quiser, ao menos é como me sinto hj, depois de alguns anos de batalha, tenho uma vida tranquila (sem luxos, mas muito tranquila), enqto minhas amigas estão em completo desespero e reclamando de ter q ralar tanto p ter tão pouco, e vai explicar p elas q não precisam trocar o celular a cada 6 meses.

    Mas não se esqueça de viver e curtir o momento tb, senão vai se acostumar a uma vida sovina e quando tiver o suficiente para curtir não vai conseguir, simplesmente pq se apegou ao dinheiro, igual ao tio Patinhas

    bjs
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Comprar coisas que não precisa, com dinheiro que não tem pra impressionar pessoas que não gosta"

      Excluir
  16. Lu, falou e disse coisas interessantes. O esforço é recompensado pelo tempo de investimentos.

    ResponderExcluir
  17. Não adianta ser o homem mais rico do cemitério.

    ResponderExcluir
  18. to com uns 10 mil aí pra investir mas não entendo nada de bolsa. o bom é que eu não vou precisar desse dinheiro tão cedo, então penso em aplicar esse dinheiro em ações e resgatar só daqui 10 anos (no mínimo). como o investimento é a longo prazo e do tipo "aplica e esquece", pergunto a vcs qual seriam boas empresas sólidas e pagadoras de dividendos em que eu poderia aplicar meu dindin? vou dividir igualmente em umas 4 ou 5 partes, o que acham? já aplico em renda fixa, então essa grana é pra renda variável mesmo, portanto não aceito outras sugestões que não seja a bolsa. obrigado.

    janota

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ETER3, GETI4, TRPN3 etc.

      procure empresas com liquidez corrente acima de 1, com dívida bruta /patrimônio líquido menor que 1, yelds maiores que 9%. Faça isso com 50% do dinheiro.

      Com a outra metade compre Tesouro Direto.


      Os dividendos devem ser reaplicados em mais ações .

      Excluir
    2. Amigo, se vc quer dica de investimento: CAI FORA DESSE BLOG!

      Aqui o pessoal só sabe é cortar gasto: não pode ter carro, celular, contar as gramas no prato, usar os dois lados do papel higiênico, quebrar na porrada a moça do caixa que te ofereceu bala de troco,...

      Tá foda isso aqui: a única coisa que vc vai aprender aqui é ser o maior canguinha frustrado da face da terra.

      Excluir
    3. Janota, o melhor a fazer é estudar e não pegar dicas de pessoas desconhecidas em comentarios de blogs, só vc sabera a melhor opçAo p seu dinheiro!
      Anonimo, apesar de eu ter dito q prefiro ficar sem carro, ja passei por essa fase do pobretao, e poupar é o caminho (sem exageros e neuras), hj desfruto de um bom patrimonio, digito de um Ipod, viajo no minimo 30 dias por ano, sendo 15 dentro do Brasil e outros 15 fora e bem... tb não aceito balas de troco, a não ser q a caixa aceite balas de pagamento, nao uso celular por opção.

      Todo esforço vale a pena!
      Bjs

      Excluir
    4. Blz, eu entendo o seu motivo de nao ter carro, a mensagem nao foi pra vc e sim para a maioria do pessoal canguinha daqui.
      Eu sei que poupar é importante, mas o que parece é que o pessoal desse blog só pensa nisso e mais nada. Parecem escolher o caminho mais difícil, querem conseguir a independência financeira usando a força bruta (economizar, economizar, economizar, ..., aporte, aporte, aporte) e não a criatividade (não se fala sobre investimentos aqui).

      O caminho para a independência financeira pode pode ser mais suave do que isso.

      Excluir
  19. As pessoas perderam a noção, todo mundo acha que um objeto mágico(IPAD) transforma seu dono em um ser inteligente, sexy e maravilhoso...

    Essa imbecilidade seria inofensiva se não comprometesse os aportes. Não adianta ostentar luxo e deixar de aproveitar as ofertas da Bolsa.

    È necessário consumir coisas, objetos que tragam retorno real em qualidade de vida. Aí o gasto vale a pena. Mas jogar dinheiro fora ostentando é burrice.

    Melhor comprar um PS3 para se divertir, uma tv de 50 " para o lazer de fim de semana do que adquirir um IPAD para mostrar aos amigos. Os ganhos serão mais bem sentidos, o esforço de comrpar ações vai valer a pena assim.

    Essa ideologia de exibicionismo faz coisas engraçadas com o ser humano. Muitos maridos gostam de exibir as esposas nuas em blogs. É um hobby do casal caçar admiração pelas fotos da patroa peladona. É diferente, mas desde que não comprometa os aportes... é melhor que comprar IPAD.hahaha

    ResponderExcluir
  20. ..frugalidade acima de tudo, ostentar faceboks, ipad's, carros, está fora da realidade, isso tudo é credito q estao sendo disponibilizados pelos bancos e financeiras, assim que se comeca uma bolha do credito que logo logo irá estourar aki no brasil e quem nao fez seus aportes irá chorar mais que u dono deste blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro acumula-se o Capital, depois compra-se bobeiras. Essa é a ordem, pois o dinheiro exige tempo para crescer.

      Quem segue essa ordem se dá bem.Mas quem quiser gastar antes vai se lascar bonito.

      Excluir
  21. Economizo no almoço para pagar as putas e to me divertindo sem diminuir os aportes.

    ResponderExcluir
  22. Bancario Estressado31 de janeiro de 2012 22:54

    É isso ai pobretão,tb passei por muitas situações parecidas com as suas e isso só aumenta mais minha ambição de ficar milionário.Trabalho até 10hrs seguidas pra ter mais grana pra aportar e acumular dinheiro pra mandar todo mundo se fu@#%!
    Ainda bem que comecei cedo,tenho 20 anos e ja acumulei um PL como o teu.

    Abração e boa sorte!
    "O SOFRIMENTO É PASSAGEIRO, DESISTIR É PARA SEMPRE". (Lance Armstrong)

    ResponderExcluir
  23. eu tenho iphone pago pela empresa, conta paga pela empresa, sou gerente e sou psicopata com meus subordinados, aporto 5 k por mes. Pelo iphone acompanho meus investimentos e sugo o sangue dos incompetentes, para os bons sigo a lei. Ou seja , sou rico com saúde. Em 2020 chego a 1M. Beijos. Adoro esse blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não amigo, você é pobre.

      Assalariado querendo se achar, pasmen!

      Excluir
  24. Pobretão, O pessoal está certo, você tem que parar de se lamentar e buscar aumentar sua renda não somente na bolsa. Apos o expediente... seja professor: Como montar um blog, uma pagina da web, internet para idosos. $$ na internet: http://www.comofazertudo.com.br/carreiras/como-come%C3%A7ar-a-trabalhar-de-casa. Monte um clube de investimento na empresa, vai ficar mais popular e talvez participar de graça do chopinho apos o expediente. Com o que ganhar extra, reserve para seus sonhos.. compre Ipad ( encomende dos EUA sai por R$mil). Por ultimo troque de nome, use um que o inspire a sair dessa vida, e não lembrar dela ...( LogoRico?)

    ResponderExcluir
  25. Caraaalho pobretão, sou teu fã! hahahah! Falou tudo!

    Mas pexe, isso que comentaram num post anterior é verdade. Ter o QI "quem indica" também é uma GRANDE parte do caminho andando.

    Sabe pq o filho de rico, se não for burro, fica rico tb? Pq estudou com filhos de outros ricos, e aí quando um quer uma coisa, tem sempre um conhecido pra arrumar? E o coitado do pobre? Os amigos, salvo exceções, tão na mesma também.

    Quem faz sempre as mesmas coisas têm sempre os mesmos resultados. Muda UM POUCO sua postura, procura frequentar outros lugares, e RECOMPENSE-SE, pois se não você vai ser um rico sozinho, sem aproveitar nada do dinheiro, só pensando em acumular. O dinheiro é uma forma de te possibilitar FAZER aquilo que você quer, TER aquilo que você quer. Ter dinheiro não é uma meta em si mesmo.

    Pense nisso, recompense- se. Vá numa balada de bacana aí em SP pra ver como os ricos estão se divertindo, e motive- se para poder fazer isso todo dia!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  26. Cara, lendo seu texto tive a impressão que você é um consumista revoltado. Eu não tinha nada antes de ter dinheiro, e agora com dinheiro meu único luxo é almoçar no Outback umas 2x por trimestre.

    Não tenho roupa de marca, carro, celular de ultima geração etc...
    Reveja seus conceitos, se não vai se achar sempre pobre independente do quanto tenha

    ResponderExcluir
  27. Oque fazer? tenho 18 anos todos meus amigos tem carro, namorada, menos eu que fico sozinho em casa e vendo eles comentar de suas festas etc.. To agora em um pleno sabado e enquanto isso meus amigos tao curtindo som no carro, pegando suas namoradas e eu aki escutando som no meu computador e so falta ta batendo punheta! saco!! oque fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não é o único na mesma situação!
      Eu tb estou na mesma situação,21 anos,sozinho no pc ouvindo música,em dia de sab e dom,pq nao sou playboy,sou peão e ganho salario minimo.

      Excluir
    2. Cara posso te ajudar, tenho 37 anos e já passei por isso.

      Seguinte, primeiramente procure aqui mesmo alguns comentários sobre baladas. Beta só se fode em balada, em grupinho, em bar tomando cerveja. Então evite o máximo isso.

      Segundamente, heheheh, já decidiu o que você vai fazer da vida? Faculdade? Se você não sabe inglês, é uma boa começar a aprender 15 minutos todos os dias.

      Terceiramente, tá bom já entendi vou parar com essa viadagem hehehe, como anda a dieta? está fazendo exercícios físicos? calistênios? puxando ferro?.

      Quarta, sim é necessário curtir, mas tente criar uma programação, por exemplo: 2 semanas de estudos, 1 fim de semana de zueira, ou 3 semanas de estudos e 4 dias na zueira, saindo, indo em um barzinho e verificando que você não está perdendo nada.

      Quinta, é a última mesmo, cuidado nas baladas cara, balada não é lugar para gente boa. É muito raro encontrar pessoas realmente preocupadas com futuro ou com IF em balada. E caso você encontre, é porquê o papai ou mamãe banca. Isso só te causa inveja, e não te deixa bons sentimentos.

      Se quer uma dica foda mesmo, procure um livro chamado "Em busca de sentido - Autor: Viktor Emil Frankl".

      Boa sorte garoto!

      Excluir
  28. amigo pobre, não dá pra comprar pelo menos uma MOTO, para vc parar de perder tempo em busão sem foder completamente seus aportes?

    abraço!

    ResponderExcluir
  29. Quem não sabe ser Pobre jamais enriquece!

    ResponderExcluir
  30. Caralho... é a minha vida, estou apostando na minha independência financeira também

    ResponderExcluir
  31. Quer ficar rico pobreta?
    Entra pro mundo do crime..
    Se alia com os manos..Monta uma Quadrilha,e arruma uns fuzil,assalta um carro forte!é o esquema..
    Tem mtomaluco rico ae que assalto carro forte,assaltaram a riviera de são lourenço,assalto ao banco central..pense nisso.

    ResponderExcluir